Quem Somos



A ASCOBIKE é uma organização não governamental fundada em 2001 pelo ferroviário Adilson Alcântara, funcionário da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), que nesta época ocupava o cargo de chefe da estação e foi encarregado de encontrar uma solução para as 200 bicicletas que ficavam precariamente amarradas todos os dias nas grades da estação do município de Mauá, dificultando a circulação de pedestres e passageiros.

A solução encontrada foi organizar os ciclistas, fundar uma associação e construir um bicicletário, ou seja, um local adequado ao estacionamento de bicicletas, onde as pessoas, em sua maioria usuárias do trem, pudessem deixá-las com segurança. Foi solicitada à CPTM a concessão de uma área ociosa, vizinha à estação, localizada sob a passarela de pedestres, para abrigar o bicicletário.

Assim nasceu a ASCOBIKE — Associação dos Condutores de Bicicletas de Mauá, e o acordo para concessão do espaço foi firmado.

Desde então, o número de adeptos da bicicleta no município só vem crescendo e, a CPTM, reconhecendo a importância do projeto, decidiu expandí-lo a outras estações adotando o sistema da ASCOBIKE como referência. Recentemente, ainda, o bicicletário de Mauá passou por uma reforma financiada pela CPTM com o objetivo de adequar sua capacidade à demanda mantendo, porém, os padrões operacionais.

Nossa missão

A ASCOBIKE é além de um bicicletário, um meio para promover o uso da bicicleta como alternativa de transporte para o morador da cidade de Mauá, e se tornou também um ponto de referência no município. A ASCOBIKE promove o uso da bicicleta como meio de transporte economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, ou seja, um meio de transporte sustentável.

A associação oferece para o usuário além da segurança ao estacionar a bicicleta, banheiro feminino e masculino, serviço de manutenção, empréstimo de bicicletas, café e água, apoio jurídico e serviço de assistente social.

O bicicletário, que começou com aproximadamente 200 bicicletas, atende hoje 1700 usuários diariamente e é o maior bicicletário das Américas!

  • Incentivar a bicicleta como meio de transporte
  • Apoiar a paz e a educação no trânsito
  • Buscar junto aos órgãos governamentais condições para proteção das bicicletas e ciclistas
  • Orientar ciclistas, motoristas e pedestres dos direitos e obrigações contidas no Código Brasileiro de Trânsito
  • Organizar os ciclistas em busca de qualidade de vida
  • Agregar valor ao ato de pedalar

Modelo de gestão

O bicicletário de Mauá é mantido com recursos próprios da associação, advindos da mensalidade paga pelos usuários associados. Com a parceria, a CPTM cedeu o local para a construção do bicicletário e construiu o novo galpão com capacidade para 2.000 bicicletas (entregue em 15/08/2008).

A ASCOBIKE conta atualmente com cerca de 1.700 associados e existem mais de 4.000 usuários diferentes cadastrados que já passaram pela associação.

Para se associar é necessário o preenchimento de um cadastro com dados pessoais do associado e dados da bicicleta (cor, marca e valor de mercado). Cada bicicleta recebe um número de registro que fica anexado ao quadro da bicicleta em uma pequena placa de identificação.

O mesmo número também fica no gancho onde será pendurada a bicicleta e na memória do programa de computador desenvolvido para a associação. Ao guardar a bicicleta o associado se identifica através de seu número e recebe um comprovante de estacionamento da bicicleta.

Na saída, o ciclista deve apresentar o mesmo comprovante para retirar a bicicleta do estacionamento (em que consta o nome do associado, a data e horário de chegada, além de mensagens educativas ou informações aos associados). Em caso de perda do comprovante de estacionamento, o associado deverá assinar um documento para retirar sua bicicleta.

Ascobike
Ascobike
Ascobike


« Voltar


ASCOBIKE - Associação dos Condutores de Bicicletas de Mauá
Estação CPTM Mauá
Rua Rio Branco nº 36 E
CEP 09310-110 - Centro - Mauá/SP
Atendimento: +55 (11) 4514-2996
Aberto 24 horas

Curta nossa fanpage no Facebook